Analise a imagem:

A partir da pintura de El Greco:

a) Identifique um aspecto religioso característico do império espanhol ao final do século XVI.

b) Identifique e explique um aspecto social característico do império espanhol ao final do século XVI.

c) Explique o papel da religião na formulação das justificativas para a colonização da América.

a) O império espanhol no século XVI foi marcado pela presença do cristianismo católico e pelo vínculo entre o poder político e o papado, outro aspecto é a forte influência da Companhia de Jesus. A ordem jesuíta teve um papel importante de disseminação e uniformização religiosa dentro das fronteiras.

b) Podemos apontar a hierarquização presente na sociedade imperial espanhola. A herança medieval levava à diferenciação social entre os setores da nobreza e do alto clero, que detinham privilégios, dos demais segmentos da sociedade, como camponeses, burgueses, entre outros, que não tinham privilégios de nascimento. Ao estender a análise para os territórios coloniais, vale lembrar que as populações indígenas e negras eram desfavorecidas, exploradas e discriminadas pelo Estado e pela população branca colonial.

c) A colonização da América atendia a interesses econômicos mercantilistas dos Estados Europeus. Explorar o trabalho das comunidades nativas e as riquezas do território era parte de um grande projeto de acumulação de riqueza. A religião, de alguma forma, criava justificativas para o movimento de colonização, legitimando a presença europeia na América como parte de um processo de expansão da fé cristã.