Observe os gráficos a seguir.
A partir dos dados apresentados,
a) apresente uma diferença entre a matriz energética do Brasil e da China.
b) aponte duas razões que dificultam ao Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica por fontes renováveis.
c) explique duas razões para o aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015.
a) Uma diferença entre a matriz energética do Brasil e a da China é que a primeira possui uma participação muito maior de fontes renováveis, em especial de energia hidrelétrica, com mais de 80% da produção sendo oriunda dessa fonte.
b) Um obstáculo para o Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica renovável é a dificuldade de expandir a produção hidrelétrica devido às manifestações por parte da sociedade contra a construção de grandes usinas hidrelétricas na Amazônia.
Outra razão é o atraso do país em adotar o uso de energia eólica e solar em comparação aos outros países, além do alto custo para desenvolver a tecnologia para produzir.
c) O aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015 se deve a uma soma de fatores. Nesse período, o país passou por uma grave crise hídrica, e a capacidade de expansão das usinas hidrelétricas, solares e eólicas não acompanhou o aumento da demanda de energia por parte do país.
Para atender esse aumento da demanda, houve uma elevação da produção de energia a partir do gás natural e do carvão em usinas termelétricas, para complementar a produção e atender o aumento da demanda, já que são fontes baratas e com infraestrutura já existente no território brasileiro.