O Sistema Nacional de Meteorologia e demais órgãos responsáveis pelo monitoramento climático do país emitiram alerta de emergência hídrica associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, para o período de junho a setembro/2021. A análise das chuvas de outubro/2019 a abril/2021 indica que houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021.

INMET, 2021. Adaptado.

Com base nas informações apresentadas no texto e em seus conhecimentos sobre os aspectos socioeconômicos dessa região brasileira, responda:

a) Conceitue crise hídrica.

b) Indique dois impactos econômicos negativos resultantes da redução das precipitações.

c) Explique duas medidas de mitigação dos efeitos da crise hídrica que podem ser adotadas pela população residente nessa região.

a) Uma crise hídrica é caracterizada como uma situação em que há insuficiência de água disponível em um território, provocando escassez no abastecimento humano ou nas atividades econômicas, como agricultura, pecuária e produção de energia.

b) Um impacto econômico negativo resultante da redução das precipitações é o encarecimento da produção de energia elétrica. O encarecimento é resultado do acionamento das usinas termelétricas para complementar a produção das hidrelétricas. 

Outro impacto negativo é o comprometimento das atividades agrícolas que influencia também o preço dos alimentos no país devido à redução da produção.

c) Uma medida para mitigar os efeitos da crise hídrica é reduzir o consumo de energia elétrica, inclusive com a possibilidade de adoção de racionamentos.

Outra medida é a adoção de métodos e tecnologias de reutilização da água, em especial em setores econômicos que utilizam muita água, como na agricultura, na pecuária e na indústria.

Vale ressaltar que uma terceira medida para mitigar os efeitos da crise é a redução de vazamentos durante os processos de produção e distribuição da água. Um enorme volume de água é desperdiçado através desses vazamentos devido a infraestruturas muito antigas e que necessitam de modernização.