Em 1975, as encostas de uma escarpa na Etiópia (África) foram severamente degradadas pelo pisoteio do gado. A recuperação dessas encostas degradadas pela erosão do solo pode ocorrer se a atividade humana respeitar os ciclos naturais e a resiliência de um ambiente, como mostram as imagens e o gráfico a seguir.

Com base no exemplo e em seus conhecimentos, responda:

a) O que é resiliência de um ambiente?

b) Segundo os dados apresentados, o que houve com a erosão do solo e qual foi a prática conservacionista utilizada?

Explique o que é erosão do solo e exemplifique uma prática agrícola conservacionista diferente da demonstrada na imagem de 2006. 

a) Resiliência de um ambiente ou ambiental é a sua capacidade de resistir e/ou se regenerar rapidamente mediante alterações produzidas pela própria natureza e/ou pelo ser humano.

b) A erosão do solo do caso apresentado sofreu uma forte redução conforme se pode  observar no gráfico. Isso ocorreu devido à introdução de uma técnica agropecuária conservacionista denominada de ocupação em curvas de nível e em terraços, fazendo a superfície ter uma perda de solo bem menor.

Entende-se por erosão a ação de processos superficiais resultante de desgastes ou arrastamento de solos e de rochas causados pela ação das águas, ventos e dos seres vivos. Entre outras técnicas conservacionista utilizadas para diminuir a ação da erosão superficial, podem-se citar a rotação de culturas e plantio direto, práticas comuns e baratas.