Para se obter o café descafeinado, sem que ocorra a perda dos compostos de sabor e aroma, pode ser realizada a extração seletiva. Para promover essa extração, pode-se, por exemplo, utilizar um solvente concentrado com os compostos que não se desejam extrair. Um dos procedimentos para a descafeinação do café por extração seletiva é apresentado no diagrama a seguir:

Com base nas informações do texto, do diagrama e em seus conhecimentos, responda:

a) Entre as soluções A, B, C e D, qual(is) pode(m) ser considerada(s) descafeinada(s)?

b) Os grãos de café (I) estão descafeinados? Por que eles não são aproveitados para preparar café?

c) Na etapa de extração dos compostos do café a partir dos grãos crus é feito o cozimento. Sabendo-se que o comportamento de solubilidade dos compostos do café é similar ao da maioria dos compostos orgânicos, qual a relação entre a temperatura da água e a eficiência da extração? Justifique sua resposta.

a) As soluções B e D são descafeinadas, pois elas são obtidas após a filtração em carvão ativado, que, de acordo com o texto, retém a cafeína.

b) Os grãos de café estão descafeinados, pois a cafeína é solúvel em água. Eles não são aproveitados para preparar o café, pois perderam compostos de sabor e aroma, que saturaram as soluções seguintes.

c) A solubilidade dos compostos orgânicos aumenta com a temperatura, justificando o cozimento para melhorar a eficiência da extração.