A água é essencial para a vida, não apenas por compor a maior parte do corpo das plantas, mas também pelas suas propriedades. Devido às pontes de hidrogênio formadas entre as moléculas, a água tem um alto calor específico e também um alto calor latente de vaporização. Essas propriedades são essenciais para a regulação térmica das plantas em um ambiente em constante mudança, onde temperatura e disponibilidade de água variam sazonalmente.

a) Tecidos hidratados possuem menor variação da sua temperatura se comparados a tecidos desidratados. Considerando o enunciado, defina a propriedade da água que explica esse fenômeno.

b) Em uma situação de baixa disponibilidade de água no solo, a temperatura das folhas aumenta. Com base no enunciado, explique esse fenômeno.

a) De acordo com o enunciado, a água possui um alto calor específico quando comparada com as demais substâncias das moléculas. 

A quantidade de calor absorvida pela água nos processos de aquecimento é dada por Q = m · c · ∆θ. 

Assim, para uma dada massa (m) de uma substância que absorva quantidade de calor (Q), quanto maior seu calor específico, menor sua variação de temperatura.

Portanto, a propriedade da água que explica a menor variação de temperatura nos tecidos hidratados, em relação aos desidratados, é o calor específico.

b) Em baixa disponibilidade de água líquida no solo, os estômatos das folhas se fecham, retendo a maior parte da água em seu interior. 

Dessa maneira, a transpiração é acentuadamente reduzida. Nessa circunstância, a maior parte da energia térmica, resultante da absorção da radiação solar é somente usada para o aquecimento da água, que permanece retida no interior das folhas.