Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = [aij], i, j ∈ {1,2,3,4,5}, em que o elemento aij corresponde ao total de famílias (em dezenas) que se mudaram da região da região i para a região j durante um certo período, e o elemento aii é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.
A =
Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?
Pelo enunciado, a matriz A tem como elemento aij, que representa o total de famílias que se mudaram da região i para a região j. Para calcular a soma das famílias que se mudaram para cada região j, basta somar os elementos de cada coluna da seguinte forma:
região 1: (0 + 0 + 2 + 1 + 1) = 4 dezenas;
região 2: (4 + 0 + 2 + 0 + 2) = 8 dezenas;
região 3: (2 + 6 + 0 + 2 + 0) = 10 dezenas;
região 4: (2 + 2 + 3 + 0 + 4) = 11 dezenas;
região 5: (5 + 3 + 0 + 4 + 0) = 12 dezenas.
Portanto, como a região selecionada é aquela que foi o destino do maior número de famílias, teremos a região 5 na alternativa correta.