Escravo fugido
No dia 8 de Outubro do anno proximo passado fugio da fazenda do Bom Retiro, propriedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado superior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary.
Quem o aprehender e entregar ao seu senhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protesta-se com todo o rigor da lei contra quem o ac outar.
15 - 13
Escravo fugido. Jornal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponível em:
http://bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado).
No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?
O anúncio da segunda metade do século XIX a respeito de um escravizado fugitivo evidencia que uma das estratégias de resistência escrava ocorrida no período foi a criação de relações de trabalho.
Ou seja, José (nome apresentado do negro escravizado) fugiu precisamente num momento em que havia sido contratado para realizar algum serviço em uma fazenda diferente da qual ele originalmente residia e trabalhava.