Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.

(Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número

  • a

    1 — Chapada Diamantina.

  • b

    4 — Planalto da Borborema.

  • c

    2 — Chapada dos Parecis.

  • d

    5 — Serra dos Carajás.

  • e

    3 — Serra da Canastra.

Considerando as cinco áreas destacadas no mapa, a única que corresponde às características descritas no texto é a região da Chapada Diamantina, representada pelo número 1. Localizada na BA, esta área é formada por uma enorme chapada recortada por áreas baixas e planas. Também abrange nascentes de muitos rios de grande importância para o Nordeste e apresenta uma paisagem climático-botânica de transição entre o Cerrado e Caatinga.