USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER À QUESTÃO.
Em abril de 2021 faleceu o astronauta norte-americano Michael Collins, integrante da missão Apolo 11, que levou o primeiro homem à Lua. Enquanto os dois outros astronautas da missão, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, desceram até a superfície lunar, Collins permaneceu em órbita lunar pilotando o Módulo de Comando Columbia.
A viagem desde o Columbia até a superfície da Lua foi realizada no Módulo Lunar Eagle, formado por dois estágios: um usado na descida e outro, na subida. A massa seca do estágio de subida, ou seja, sem contar a massa do combustível (quase totalmente consumido na viagem de volta), era m 2500 kg. Considere que o módulo da aceleração gravitacional seja aproximadamente constante e dado por g
gorb = 1,4 m/s2 desde a superfície lunar até a órbita do Columbia, que se situava a uma altitude h = 110 km. Qual é a variação da energia potencial gravitacional do estágio de subida (massa seca que reencontra o Columbia) na viagem de volta?
De acordo com o enunciado, a aceleração gravitacional na viagem de volta é considerada constante. Logo, a variação da energia potencial gravitacional do estágio de subida nessa viagem pode ser obtida pela seguinte expressão:
Substituindo-se os dados fornecidos: