a) Apresente os fatores que determinam a centralidade das cidades de São Paulo e Brasília-DF na rede de fluxos aéreos do território brasileiro.

b) Em que medida o mapa revela a continuidade dos padrões de regionalização do espaço brasileiro?

a) A centralidade da cidade de São Paulo ocorre em decorrência de sua enorme importância econômica, demonstrada pela presença da Bolsa de Valores e pelo intenso turismo de negócios, que a tornou ao longo do século 20 início do 21 o maior centro urbano do país. No contexto da hierarquia da Rede das Cidades Brasileiras, ela é a Grande Metrópole Nacional. Por sua vez, a Metrópole Nacional de Brasília exerce centralidade política, é sede dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Isso faz com que as decisões tomadas nessa cidade influenciem toda a dinâmica social e econômica do País.

b) Os padrões de regionalização do espaço brasileiro são marcados pela desigualdade social e econômica. De certa forma, os fluxos aéreos reforçam essa distorção regional. Observa-se a maior concentração dos deslocamentos de passageiros nas regiões mais populosas e que apresentam maior integração econômica no território. Nesse contexto, o Centro-Sul se destaca como o espaço de maior densidade de voos, como resultado da sua importância econômica, social, política e cultural no cenário nacional.