Leia os textos para responder a questão.
Texto 1
Nenhum documento permite afirmar que Pedro Álvares Cabral partira de Lisboa com o propósito de descobrir novas terras. A intencionalidade da descoberta não encontra fundamento em nenhuma das testemunhas, seja Pero Vaz de Caminha, Mestre João ou o piloto anônimo. A armada partiu com destino à Índia, e foi só isso.
(Joaquim Romero de Magalhães. “Quem descobriu o Brasil?”. In: Luciano
Figueiredo. História do Brasil para ocupados, 2013.)
Texto 2
Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros. Pode ser, como querem muitos historiadores, que outros tenham andado por ali antes, mas disso não ficou registro consistente, e foram Pero Vaz de Caminha e Mestre João os autores das primeiras narrativas sobre a nova terra e seu céu.
(Laura de Mello e Souza. “O nome Brasil”. In: Luciano Figueiredo.
História do Brasil para ocupados, 2013.)
Os dois textos referem-se à expedição de Cabral, que aportou no litoral do futuro território do Brasil em 1500. A documentação citada nos textos é, de acordo com os autores,
Ao estudar o tema da conquista portuguesa no litoral brasileiro, a historiografia atual tem apontado a escassez de fontes documentais suficientes que permitam afirmar, com absoluta certeza, a intencionalidade ou o acaso da chegada dos portugueses à América no ano de 1500.
Dessa forma, os objetivos exatos da empreitada marítima suscitam as mais variadas interpretações sobre as pretensões exatas da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral.
Além disso, com base na documentação que essa época nos legou, os debates mais recentes também questionam se ocorreu, ou não, um pioneirismo português na chegada ao litoral do território posteriormente denominado como Brasil.