A exemplo de anos anteriores, 2015 foi marcado por cheias do rio Negro, ocorrendo inundações em municípios do estado do Amazonas. Observe, no gráfico abaixo, dados de três cheias ocorridas no Porto de Manaus, em anos recentes. Observe também o mapa da bacia hidrográfica amazônica.
a) Com base nos dados acima e em seus conhecimentos, explique qual é a possível relação das cheias do rio Negro com seu regime de alimentação e sua proximidade com o equador.
b) Considerando a localização de Manaus na bacia hidrográfica amazônica, explique por que essa cidade sofre periodicamente débitos fluviais excessivos.
a) O gráfico apresenta um período de cheias bem demarcado, nos meses de maio, junho e julho. Esse fato está associado à localização do rio Negro, próximo ao equador e que recebe uma grande carga hídrica oriunda de seus principais afluentes do hemisfério norte, onde a pluviosidade é mais intensa no meio do ano.
b) Manaus está localizada na confluência dos rios Negro e Solimões. Dessa forma, em dois momentos anuais temos intensos débitos fluviais, ou seja, grandes vazões. Como os maiores afluentes do rio Negro são provenientes do hemisfério norte, o maior volume hídrico é descarregado no meio do ano. Já no rio Solimões os principais afluentes têm origem no hemisfério sul, onde a maior quantidade de chuvas se concentra no fim e começo de ano.