Observe o gráfico a seguir.
a) Analise o comportamento da pauta de exportações brasileiras no período de 1964 a 2013, interpretando as principais alterações verificadas.
b) A China, na atualidade, é o país que mais compra produtos brasileiros. Indique dois dos principais produtos brasileiros exportados para esse país e explique dois motivos para essa importação.
a) A análise do gráfico indica que, a partir de 1964, a pauta de exportações brasileiras inicia uma mudança significativa quanto à participação dos produtos manufaturados e básicos. O avanço da industrialização durante o governo militar possibilitou a inversão da participação desses produtos no final da década de 1970, trazendo a liderança dos manufaturados. Durante as décadas de 1980 e 1990, a participação dos produtos na pauta nacional ficaram estáveis, fato explicado, respectivamente, pelas políticas protecionistas e pelo fraco crescimento econômico nacional.
A partir de 2006, inicia-se um novo processo de inversão das exportações nacionais, no qual os produtos básicos voltam a liderar a pauta nacional. Esse processo está relacionado à valorização das commodities no mercado internacional, que estimulou a expansão da produção nacional e, consequentemente, as exportações. Entretanto as exportações de manufaturados foram afetadas pela maior abertura da economia e pela menor competitividade da indústria nacional, que inicia um processo de retração de sua participação.
b) Os dois principais produtos brasileiros exportados para a China são o minério de ferro e o grão de soja. O primeiro está relacionado à intensa atividade industrial chinesa, a qual apresenta uma grande demanda, principalmente na produção de aço. Já o segundo se deve à necessidade do país de garantir a sua segurança alimentar, pois a produção nacional não garante o pleno abastecimento.