O grande mérito do sábio toscano estava exatamente na apresentação de suas conclusões na forma de “leis” matemáticas do mundo natural. Ele não apenas defendia que o mundo era governado por essas “leis”, como também apresentava as que havia “descoberto” em suas investigações.
Carlos Z. Camenietzki, Galileu em sua órbita. 01/02/2014. www.revistadehistoria.com.br.
Considerando que o texto se refere a Galileu Galilei (1564-1642),
a) identifique uma das “leis” do mundo natural proposta por ele;
b) indique dois dos principais motivos pelos quais ele foi julgado pelo Tribunal da Inquisição.
a) As “leis” mais reconhecidas de Galileu Galilei (1564 -1642) estão no campo da Astronomia. A Teoria Heliocêntrica foi comprovada quando ele construiu um telescópio refrator, por meio do qual ele pode observar o movimento dos astros. Galileu também foi responsável pelo desenvolvimento dos estudos do movimento, especialmente o movimento uniformemente acelerado, verificado na queda dos corpos, na qual a resistência do ar pode ser desprezada. Nesse estudo, Galileu afirma que os corpos em queda livre possuem a mesma aceleração, independentemente de suas massas. Também é atribuído a Galileu o Princípio da Inércia que, posteriormente, foi formalizado e amplificado por Isaac Newton (1642-1727).
b) Um dos principais motivos que levaram Galileu Galilei a ser julgado pelo Tribunal da Inquisição consistiu na publicação de seus estudos afirmando tanto o Heliocentrismo quanto o movimento do planeta Terra e de outros corpos celestes em torno do Sol. Esses estudos contrariavam a concepção Geocêntrica do Universo defendida pela Igreja Católica.
Esse conflito de ideias revela o motivo político-religioso que fez com que o cientista toscano fosse levado a julgamento: ao rejeitar o Geocentrismo, Galileu contesta diretamente uma das mais antigas teorias a legitimar o poder da Igreja Católica. Afinal, o primado da importância terrena na obra divina perde força, fato que possibilita mais questionamentos sobre a veracidade das interpretações católicas acerca do Universo.