A descoberta das propriedades antitumorais do cisplatina, fórmula molecular [Pt(NH3)2 Cℓ2], constituiu um marco na história da Química Medicinal. Esse composto é usado em vários tipos de neoplasias, como câncer de próstata, pulmão, cabeça, esôfago, estômago, linfomas, entre outros.
O cisplatina sofre hidrólise ao penetrar na célula, e seu alvo principal é o DNA celular. A ligação deste fármaco ao DNA ocorre preferencialmente através de um dos átomos de nitrogênio das bases nitrogenadas adenina ou guanina.
No Brasil, um dos nomes comerciais do fármaco cisplatina é Platinil®. Usualmente, os frascos deste medicamento acondicionam solução injetável, contendo 50 mg de cisplatina. Uma determinada indústria farmacêutica utilizou 0,050 mol de cisplatina na produção de um lote de frascos do medicamento Platinil® do tipo descrito.
.(http://qnesc.sbq.org.br. Adaptado.)
a) A interação da platina é mais estável com qual base nitrogenada? Justifique sua resposta.
b) Determine o número de frascos de Platinil® contidos no lote produzido por aquela indústria farmacêutica, supondo 100% de eficiência no processo. Apresente os cálculos efetuados.
a) A interação mais estável da platina ocorre com a guanina (b) devido a interações do tipo ligação de hidrogênio, representada por pontilhados na figura.
b) frasco 50 mg cisplatina
0,050 mol de cisplatina
Pt(NH3)2Cℓ2 M. Molar: 300 g/mol