No fim de abril, ao anunciar onde a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, daria à luz sua filha, herdeira do príncipe William, a imprensa mundial noticiou que uma ala do Hospital de St. Mary, em Londres, havia sido fechada em decorrência de um pequeno surto de superbactéria.

Se uma instituição frequentada por um casal real pode passar por uma situação como essa, dá para ter noção do desafio enfrentado diariamente por profissionais do mundo inteiro para lidar com micro-organismos multirresistentes.

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

a) Tendo por base a biologia evolutiva, explique como uma colônia de bactérias pode dar origem a uma nova linhagem resistente ao antibiótico que até então era eficiente em combatê-la.

b) Na reprodução das bactérias, o processo que leva à formação de novas células assemelha-se mais à meiose ou à mitose? Justifique sua resposta.

a) O uso contínuo selecionou indivíduos portadores de mutações casuais, que conferiam resistência à ação do antibiótico. A reprodução desses indivíduos originou a nova linhagem resistente.

b) Assemelha-se à mitose, um processo equacional, porque em ambos os casos as células formadas são geneticamente idênticas à célula genitora.