O mapa representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.

Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:

  • a

    Chapadões Florestados, Cerrados, Caatingas, Pantanal, Andes Equatoriais. 

  • b

    Mares de Morros, Pantanal, Chaco Central, Andes Equatoriais. 

  • c

    Chapadões Florestados, Chaco Central, Cerrados, Punas. 

  • d

    Mares de Morros, Cerrados, Amazônico, Andes Equatoriais. 

  • e

    Mares de Morros, Cerrados, Caatingas, Amazônico, Punas.

A questão cobra do candidato conhecimento das áreas abrangentes dos Domínios Morfoclimáticos, que englobam características naturais, como relevo, clima e vegetação. Cobra, também, que faça uma relação com o corte feito do trajeto da Ferrovia Transoceânica.
Tendo em vista que o litoral do sudeste brasileiro é composto pelo Domínio de Mares de Morros, que o centro do Brasil abrange o Domínio do Cerrado e que, seguindo em direção noroeste, encontra-se o grande domínio Amazônico, a alternativa correta é a D, que ainda coloca essa região do Peru como pertencente ao domínio dos Andes Equatoriais.