Observe o mapa abaixo e leia o texto a seguir.
O terremoto ocorrido em abril de 2015, no Nepal, matou por volta de 9.000 pessoas e expôs um governo sem recursos para lidar com eventos geológicos catastróficos de tal magnitude (7,8 na Escala Richter). Índia e China dispuseram-se a ajudar de diferentes maneiras, fornecendo desde militares e médicos até equipes de engenharia, e também por meio de aportes financeiros.
Considere os seguintes motivos, além daqueles de razão humanitária, para esse apoio ao Nepal:
I. interesse no grande potencial hidrológico para a geração de energia, pois a Cadeia do Himalaia, no Nepal, representa divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ganges e Brahmaputra, caracterizando densa rede de drenagem;
II. interesse desses países em controlar o fluxo de mercadorias agrícolas produzidas no Nepal, através do sistema hidroviário Ganges-Brahmaputra, já que esse país limita-se, ao sul, com a Índia e, ao norte, com a China;
III. necessidades da Índia e, principalmente, da China, as quais, com o aumento da população e da urbanização, demandam suprimento de água para abastecimento público, tendo em vista que o Nepal possui inúmeros mananciais.
Está correto o que se indica em
A área retratada no mapa se refere a uma região de convergência de placas tectônicas, o que resultou na formação de cadeias orogênicas terciárias, mais conhecidas como dobramentos modernos. Nesse cenário é frequente a ocorrência de terremotos com grande magnitude.
A cordilheira do Himalaia, com sua elevada altimetria, funciona como um divisor de águas, na formação das bacias dos rios Ganges e Brahmaputra, que drenam parte dos dois países mais populosos do mundo, China e Índia. É, portanto, de fundamental importância para o abastecimento hídrico da população e para a geração de energia, visto que as características físicas possibilitam tal aproveitamento econômico.
Uma região montanhosa, como a representada no mapa, dificulta a atividade agrícola e também um sistema hidroviário, o que torna incorreta a afirmação II.