A partir das imagens a seguir, pode-se inferir a progressão do delta do rio Huang Ho (Rio Amarelo), na costa leste da China, famoso pelo transporte de sedimentos conhecidos por loess. De 1979 a 2000, alterou-se consideravelmente a morfologia do delta, com o aparecimento de feições recentes sobrepostas a outras, que levaram milhões de anos para se formar.

Com base na comparação entre as imagens de satélite e em seus conhecimentos, assinale a afirmação correta.

  • a

    A situação verificada deve-se aos efeitos das ondas e marés que comandam a deposição de sedimentos no delta, sem haver influência continental no processo, já que a topografia costeira permite que o oceano alcance o interior do continente.

  • b

    A modificação na morfologia deve-se às grandes chuvas que ocorrem a montante desse delta e, por tratar-se de drenagem endorreica, o rio carrega considerável volume de sedimentos grosseiros e blocos rochosos, que, aos poucos, depositam-se ao longo da costa.

  • c

    Além de haver nesse sistema deltaico uma característica carga detrítica fina que, praticamente, excede a capacidade do rio de transportar material erodido e carregado, a modificação verificada foi ampliada pela ocupação antrópica, influenciando o regime deposicional.

  • d

    O delta é resultante de mudanças climáticas provocadas pela ação humana na exploração de recursos no golfo chinês, nas estações mais quentes e chuvosas, ocasionando a retração da foz e o rebaixamento dos níveis das marés, com o aparecimento dos bancos de areia sobressalentes.

  • e

    As modificações no delta devem-se ao fato de essa região caracterizar-se como um sistema lacustre, onde há acumulação de matéria orgânica decorrente das inundações provocadas pela construção da barragem da usina hidrelétrica de Três Gargantas.

O rio Huang Ho (Rio Amarelo) apresenta alta densidade demográfica em suas margens, fato historicamente associado aos sedimentos de loess que o rio carrega, os quais, no período de cheia, fertilizam essa região. O rio Amarelo apresenta em seu curso uma pequena variação do relevo (rio de planície), fato que causa a formação de meandros, redução da velocidade das águas e deposição de sedimentos em sua foz, formando, assim, um delta.
A ação antrópica na planície do Amarelo, principalmente após o desenvolvimento econômico das últimas décadas, foi bastante significativa, causada pela industrialização e pela urbanização, o que causou desmatamento e expôs o solo, facilitando a lixiviação. Esses sedimentos foram se depositando no rio, aumentando o assoreamento (sedimentos grossos) e a quantidade de materiais suspensos (sedimentos finos) levados pela água. Esse aumento dos materiais suspensos levados pelo rio elevou o processo de sedimentação na foz, fato nitidamente perceptível quando se comparam as fotos de 1979 e de 2000.
Vale ressaltar que, dentre outras características, o rio é exorreico, ou seja, tem a drenagem final das águas destinada a um oceano ou a um mar aberto.