Uma estudante recebeu uma amostra de ácido benzoico sólido contendo impurezas. Para purificá✄lo, ela optou por efetuar uma recristalização. No procedimento adotado, o sólido deve ser dissolvido em um solvente aquecido, e a solução assim obtida deve ser resfriada. Sendo as impurezas mais solúveis à temperatura ambiente, ao final devem ser obtidos cristais de ácido benzoico puro.

Para escolher o solvente apropriado para essa purificação, a estudante fez testes de solubilidade com etanol, água e heptano. Inicialmente, os testes foram efetuados à temperatura ambiente, e a estudante descartou o uso de etanol. A seguir, efetuou testes a quente, e o heptano não se mostrou adequado.

Nos testes de solubilidade, a estudante observou a formação de sistema heterogêneo quando tentou dissolver o ácido benzoico impuro em

  • a

  • b

  • c

  • d

  • e

Para que a recristalização tenha êxito, o composto que vai ser purificado deve ser solúvel a quente no solvente. Como o heptano não se mostrou adequado a quente, conclui-se que ele forma um sistema heterogêneo com ácido benzoico.
Ao se resfriar a mistura, deve ocorrer precipitação do composto que será purificado, ou seja, o sistema deve ser heterogêneo.
Como o etanol não se mostrou adequado, então ele forma um sistema homogêneo com o ácido benzoico, ou seja, o sistema heterogêneo será obtido na temperatura ambiente com água.