A publicidade acima foi divulgada no site da agência FAMIGLIA no dia 24 de janeiro de 2007, véspera do aniversário de São Paulo, no período em que foi proposta a campanha “Cidade Limpa”. Na base da foto, em letras bem pequenas, está escrito: Tomara, mas tomara mesmo, que nos próximos aniversários o paulistano comemore uma cidade nova de verdade.

Considerando os sentidos produzidos por esse anúncio, é correto afirmar:

  • a

    As duas perguntas e as duas respostas que configuram o texto do outdoor na publicidade acima pressupõem que os paulistanos estão discutindo o número de outdoors e também o abandono de muitos dos moradores da cidade. 

  • b

    O texto escrito em letras pequenas tem a função de exortar os paulistanos a refletir sobre as próximas eleições e sobre como fazer para que seja estabelecido um conjunto de prioridades socialmente relevantes para toda a sociedade. 

  • c

    A publicidade pretende levar os leitores a perceber que as prioridades estabelecidas pela gestão municipal da cidade não permitem que os paulistanos enxerguem os verdadeiros problemas que estão nas ruas de São Paulo. 

  • d

    A publicidade, composta de texto verbal e imagem, tem como objetivo principal encampar o projeto “Cidade Limpa” elaborado pela gestão municipal e também propor a discussão de outras prioridades para a cidade.

A publicidade discute a definição de prioridades estabelecida pela prefeitura. Na passagem transcrita no enunciado, por exemplo, expressa-se o desejo de que, nos próximos aniversários da cidade, ela seja “nova de verdade”.
O significado implícito, considerando todo o contexto, é o de que retirar outdoors da paisagem urbana é uma medida menor, dados outros problemas enfrentados pelo município – como a falta de moradia. Ao formular esse questionamento, a publicidade espera que seus leitores passem a refletir sobre as prioridades estabelecidas pela prefeitura.