A figura abaixo apresenta a ocorrência de derrames basálticos na porção centro-sul do Brasil.

Sobre essa ocorrência, é correto afirmar: 

  • a

    Trata-se de uma manifestação eruptiva do Mesozoico, associada com o rifitamento que formou o Oceano Atlântico, sendo uma das maiores manifestações vulcânicas da história geológica da Terra. As alterações dessas rochas formam solos muito férteis, chamados de Nitossolos. 

  • b

    Trata-se de uma manifestação eruptiva do Quaternário, relacionada a uma série de hotspots associados à bacia do Paraná. As alterações dessas rochas formam solos muito ácidos, que acabam por dificultar as atividades agrícolas. 

  • c

    Corresponde a um evento vulcânico que foi ativo durante milhões de anos, associado à deriva continental da América do Sul, em direção leste. As alterações dessas rochas formam solos extremamente férteis, classificados atualmente como “Terras Roxas”. 

  • d

    Foi uma atividade vulcânica entre as maiores da história da Terra, que ocorreu durante o Paleógeno (antigo Terciário Inferior), quando se iniciou a separação América do Sul-África. Os solos desenvolvidos sobre essas rochas são extremamente férteis.

A ocorrência de derrames basálticos na bacia do Paraná, no Mesozoico, está relacionada à dinâmica das placas tectônicas, cuja movimentação gerou a fragmentação do supercontinente Gondwana, dando origem à América do Sul e à África, bem como à formação do Oceano Atlântico.
As alterações das rochas de origem basáltica formam solos muito férteis chamados de Nitossolos, solos avermelhados denominados, usualmente, como “Terras Roxas”.