Muitos dispositivos de aquecimento usados em nosso cotidiano usam resistores elétricos como fonte de calor. Um exemplo é o chuveiro elétrico, em que é possível escolher entre diferentes opções de potência usadas no aquecimento da água, por exemplo, morno (M), quente (Q) e muito quente (MQ). Considere um chuveiro que usa a associação de três resistores, iguais entre si, para oferecer essas três opções de temperatura. A escolha é feita por uma chave que liga a rede elétrica entre o ponto indicado pela letra N e um outro ponto indicado por M, Q ou MQ, de acordo com a opção de temperatura desejada. O esquema que representa corretamente o circuito equivalente do chuveiro é

  • a

  • b

  • c

  • d

No resistor de um chuveiro, é possível alterar o valor de sua resistência elétrica, alterando o seu comprimento, conforme a figura a seguir:

A diferença de potencial aplicada é constante. Analisando a relação entre potência elétrica e diferença de potencial em um resistor, tem-se:

«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mtable»«mtr»«mtd»«mo»§#x02191;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»P«/mi»«/mtd»«mtd»«mo»=«/mo»«/mtd»«mtd»«mfrac»«msup»«mi mathvariant=¨normal¨»U«/mi»«mn»2«/mn»«/msup»«mrow»«mi mathvariant=¨normal¨»R«/mi»«mo»§#x02193;«/mo»«/mrow»«/mfrac»«/mtd»«/mtr»«/mtable»«/math»

A posição do chuveiro que dissipa maior potência, provocando o maior aquecimento da água, é a de menor resistência. De acordo com a segunda lei de Ohm, o resistor de menor resistência elétrica é aquele de menor comprimento.
Portanto a posição de maior potência é aquela cujo fio apresenta o menor comprimento (L):