Painéis solares fotovoltaicos têm sido cada vez mais usados em instalações elétricas domésticas e industriais. Considere um painel solar conectado a um resistor variável de resistência Rv. Ajustando-se o valor de Rv, são medidas a corrente e a ddp entre os terminais do resistor e é obtida a curva mostrada na figura 1. Com base nos dados do gráfico:
a) Calcule a resistência Rv quando a ddp é de 6 V.
b) Em quais dos pontos marcados (1, 2 ou 3) a potência fornecida ao resistor é maior? Justifique sua resposta.
Um parâmetro importante para o funcionamento de painéis solares é a irradiância da luz solar (medida em W/m2), que corresponde ao fluxo de energia por unidade de área perpendicular à direção do fluxo. A irradiância depende de vários fatores, tais como as condições atmosféricas e a latitude do local. Em um dado local e horário, a direção da luz solar (linhas vermelhas na figura 2) faz um ângulo de 30° com a direção perpendicular ao solo. A figura 2 mostra duas situações para um painel solar nessa localidade: (I) o painel está inclinado em 30° em relação ao solo e (II) o painel está paralelo ao solo.
c) Considerando que a irradiância é a mesma nas duas situações e que, na situação (I), a energia por unidade de tempo coletada no painel solar é P1, calcule P2, que é a energia por unidade de tempo coletada na situação (II).
Note e adote:
a) A partir da leitura do gráfico, quando a ddp é 6 V, a intensidade da corrente elétrica é 9 A.
Aplicando a definição de resistência elétrica:
b) A potência dissipada é dada pela relação:
No ponto (1):
No ponto (2):
No ponto (3):
Dessa forma, o ponto (2) corresponde à maior potência fornecida ao resistor.
b) Na situação (1), a radiação incide perpendicularmente à área do painel:
Na situação (2), como a radiação incide formando um ângulo de 30° com a direção perpendicular à superfície do painel, a área “útil” A2, que é a projeção da área na direção perpendicular à direção de incidência dos raios, pode assim ser obtida:
Portanto, a potência P2 vale:
Finalmente,
Obs.: observamos falta de precisão na representação do amperímetro na figura, que sugere uma ligação em paralelo com o resistor, quando o correto seria que ele fosse ligado em série.