Considere o texto a seguir para responder à questão.
No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aula de maneira remota. Marcio Kowalsk, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. "Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás", brinca.
I. Paz, "Desafios do ensino remoto na pandemia". Adaptado.
a) O que o professor quis dizer ao proferir a frase "Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás"?
b) No período "Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo", explique o emprego da expressão sublinhada.
a) No contexto em que ocorre, a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás” deve ser compreendida em sentido literal e em sentido metonímico. Do ponto de vista literal, a frase remete à ideia de que um comportamento frequente em transmissões via Internet durante o período de isolamento social – escolher como cenário de fundo uma estante de livros ou biblioteca – é privilégio de uns poucos, que contam com tais espaços em suas residências. Do ponto de vista metonímico, a mesma frase remete à desigualdade social do país, que se manifesta também no acesso à Internet. No fragmento, a referência a um ambiente valorizado socialmente está vinculada à declaração de que “alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”. Desse modo, a frase sugere que a dificuldade de conexão de alguns é reflexo da desigualdade social do país.
b) A expressão “por exemplo” é utilizada para relacionar coesivamente a frase em que ocorre e a anterior. Após mencionar-se que, segundo o professor entrevistado, “30% a 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso”, o conector em questão indica que os problemas de conexão exemplificam os entraves enfrentados pelos estudantes. Assim, a expressão “por exemplo”, ao introduzir um caso concreto, contribui com a construção do argumento de que a aprendizagem foi prejudicada durante as aulas remotas.