Considere o texto e a tirinha para responder à questão.
BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE
Costuma-se dizer que quem atenta às letras miúdas de uma bula de remédio provavelmente decide não tomar a medicação. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a propagandas de automóveis: quem se ativer aos detalhes de um anúncio de carro tem grandes chances de perder o interesse pelo produto. Um texto elaborado com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página ou da tela, joga um balde de água fria no consumidor que se deu ao trabalho de ir até o fim da mensagem publicitária: o preço divulgado costuma ter uma série de restrições. O mais comum é que o valor se refira às versões "de entrada" (também chamadas "pé de boi"), com poucos acessórios. Ou seja, o carro mostrado com toda pompa costuma valer alguns milhares de reais a mais do que o preço explicitamente anunciado.
Revista do IDEC, 2013. Adaptado.
a) Explique por que o título do texto, "Brincando de esconde-esconde", pode também ser aplicado à tirinha de Calvin.
b) Como a estratégia de marketing utilizada na venda de automóveis contribui para o efeito de humor da tirinha?
a) O título “Brincando de esconde-esconde” remete a uma prática que, segundo o texto, é frequente em propagandas de automóveis: omitir informações relevantes em notas de rodapé, esperando que o público-alvo não as encontre ou não lhes dê a devida importância. Na tirinha, Calvin escreve uma carta para o Papai Noel dizendo que foi um bom menino; porém, ele insere um asterisco em “bom”, sugerindo haver uma série de ressalvas a essa avaliação. Como o próprio Calvin se diz inspirado em “anúncios de carros”, pode-se afirmar que ele também “brinca de esconde-esconde” ao omitir do Papai Noel determinadas informações que não convêm ao menino, permitindo que o título do artigo possa ser aplicado à tirinha.
b) A estratégia de marketing utilizada na venda de automóveis, que consiste em omitir – por meio de letras miúdas – informações relevantes, contribui para o efeito de humor da tira, pois Calvin utiliza a mesma estratégia para enviar uma carta ao Papai Noel. A quebra de expectativa se dá pelo fato de que não esperamos, em uma carta ingênua de criança ao Papai Noel, uma estratégia de marketing tão ardilosa.