Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo. A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.
KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África:
África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado).
Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)
O texto de Franklin W. Knight trata das várias contribuições dos africanos para as sociedades americanas modernas, os quais deixaram sua influência nas línguas, cultura, economia e composição étnica do então Novo Mundo.
O autor destaca uma maior influência nas regiões de latifúndio agrícola espalhadas por todo o continente, que contaram com a mão de obra escravizada africana em grande número e com a introdução de novas técnicas produtivas.