A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da Europa e o início da contestação anticolonial marcam uma década que para muitos foi de pessimismo e para alguns de ilusão, que bruscamente se encerra com a quebra da bolsa de Nova Iorque. Com a crise de 1929 terá início a preparação de uma nova guerra mundial.

VIZENTINI, P. G. F. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: UFRGS, 2006 (adaptado).

Os eventos mencionados no texto contribuíram fortemente para a ascensão de regimes propensos a um novo conflito armado, pois

  • a

    perturbaram a dinâmica de equilíbrio demográfico. 

  • b

    dificultaram a adesão a ideologias de viés socialista. 

  • c

    favoreceram a ascensão de grupos anarquistas ao poder. 

  • d

    corroeram a crença na legitimidade das democracias liberais. 

  • e

    deterioraram a confiança no salvacionismo dos exércitos nacionais.

O texto menciona os acontecimentos ocorridos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, período marcado por significativas transformações na geopolítica internacional: a Revolução Soviética, a ascensão dos EUA e a posterior Crise de 1929, bem como a decadência das antigas potências imperialistas europeias.

A Crise de 1929, para além da grande depressão econômica, marcou o início da crise dos valores liberais: a descrença nos partidos políticos tradicionais e nas instituições democráticas, somada ao medo do fortalecimento do socialismo na Europa, resultou na ascensão de regimes totalitários de extrema direita.