7092034

Leia o texto para responder a questão.

Atualmente, muitos estudiosos acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...].

(Rafael Scopacasa. Revista de História, nº 177, 2018.)



A expansão romana pelo mar Mediterrâneo pode ser considerada um exemplo de “globalização em sociedades pré-modernas”, pois envolveu

  • a

    eliminação da influência helenista e homogeneização dos hábitos alimentares na zona mediterrânica. 

  • b

    imposição do monoteísmo romano e unidade monetária em todas as províncias controladas. 

  • c

    descaracterização cultural dos povos dominados e interrupção da circulação marítima na região. 

  • d

    uniformização linguística no entorno do mar e intercâmbios culturais entre os povos da região. 

  • e

    mobilidade intensa de bens e interdependência entre regiões e povos distantes.

Após as vitórias contra Cartago durante as Guerras Púnicas (264 a.C. – 146 a.C.), a República Romana inaugurou um forte período de expansão e integração de diversas regiões e povos, que chegaria a seu auge alguns séculos depois, no Império Romano. Tal integração levou à construção de uma vasta rede administrativa e política, permitiu a construção de estradas, intercâmbios culturais e extensas redes de comércio entre as diferentes regiões costeiras do mar mediterrâneo, como Europa, África e Ásia. O domínio do “mare nostrum” — nosso mar, como passou a ser chamado pelos romanos — possibilitou o compartilhamento de valores, conhecimentos e produtos entre sociedades diversas, podendo ser visto como um dos primeiros processos de globalização em sociedades pré-modernas.