Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol. A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo de energia.
O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque
Um refrigerador tem por função retirar calor da fonte fria (parte interna do dispositivo) e liberar calor para a fonte quente (ambiente externo), através do condensador.
Se o refrigerador for instalado próximo a uma fonte de calor, a diferença de temperatura entre o condensador e o ambiente se reduz, dificultando o fluxo de calor para o ambiente, tanto por irradiação (fator preponderante), assim como condução (mas, não “considerável”, como propõe a opção A). Isso tenderia a baixar a eficiência do refrigerador.
Assim, para manter a eficiência, o refrigerador deve aumentar a diferença de temperatura entre o condensador e o ambiente. Isso é possível aumentando-se ainda mais a temperatura do fluido operante, que ocorre durante a compressão adiabática,
Dessa forma, exige-se um trabalho maior do compressor sobre o fluido, obrigando um consumo maior de energia elétrica.