Nos dias atuais, o amplo uso de objetos de plástico gera bastante lixo, que muitas vezes é eliminado pela população por meio da queima. Esse procedimento é prejudicial ao meio ambiente por lançar substâncias poluentes. Para constatar esse problema, um estudante analisou a decomposição térmica do policloreto de vinila (PVC), um tipo de plástico, cuja estrutura é representada na figura.
Para realizar esse experimento, o estudante colocou uma amostra de filme de PVC em um tubo de ensaio e o aqueceu, promovendo a decomposição térmica. Houve a liberação majoritária de um gás diatômico heteronuclear que foi recolhido em um recipiente acoplado ao tubo de ensaio. Esse gás, quando borbulhado em solução alcalina diluída contendo indicador ácido-base, alterou a cor da solução. Além disso, em contato com uma solução aquosa de carbonato de sódio (Na2CO3), liberou gás carbônico.
Qual foi o gás liberado majoritariamente na decomposição térmica desse tipo de plástico?
Segundo o enunciado da questão, o aquecimento do policloreto de vinila provocaria sua decomposição térmica (pirólise), originando majoritariamente um gás diatômico heteronuclear, isto é, constituído por dois átomos de elementos diferentes. Dentre as alternativas, temos dois gases com essas características: CO e HCl.
Uma propriedade desse gás seria reagir com uma solução aquosa de carbonato de sódio, liberando gás carbônico. O gás que reage com o carbonato possui caráter ácido, portanto será o HCl.
A reação poderia ser representada pela equação: