Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB,1988.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

  • a

    Ética e política, pois conduzem à eudaimonia. B

  • b

    Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora. 

  • c

    Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira. 

  • d

    Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais. 

  • e

    Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.

A questão exige o conhecimento sobre a filosofia aristotélica, apresentando um fragmento em que o filósofo discute a respeito da vida em comunidade. Para Aristóteles, a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade e, junto à ética, possui como finalidade alcançar o bem humano. O filósofo defende que a finalidade de todas as coisas está em alcançar a felicidade e a plenitude própria a cada coisa, isto é, a vida boa, denominada por ele de “eudaimonia”. Assim, a ética e a política conduzem à felicidade da vida em comunidade, visto que objetivam alcançar o bem comum. Dessa forma, a alternativa A se apresenta como correta, ao afirmar a ética e a política como elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, já que conduzem à “eudaimonia”.