Em aquários de água marinha, é comum o uso do equipamento chamado "Skimmer", aparato em que a água recebe uma torrente de bolhas de ar, como representado na figura, levando a matéria orgânica até a superfície, onde pode ser removida. Essa matéria orgânica eliminada é composta por moléculas orgânicas com parte apolar e parte polar, enquanto as bolhas formadas têm caráter apolar. Esse aparelho, no entanto, tem rendimento muito menor em aquários de água doce (retira menos quantidade de material orgânico por período de uso).
Considerando que todas as outras condições são mantidas, o menor rendimento desse aparato em água doce do que em água salgada pode ser explicado porque
Na água doce, as moléculas orgânicas que apresentam uma parte polar e outra apolar (moléculas anfifílicas) normalmente ficam sob a forma de micelas estáveis dispersas em água. Essa estabilidade faz com que essas micelas não sejam facilmente removidas pelas bolhas de ar. No caso da água salgada, o sal provoca uma desestabilização dessas micelas, sendo exposta a parte apolar dessas moléculas e isso promoverá sua interação com a bolha de ar facilitando a remoção dessa matéria orgânica da água.