Um experimento expôs uma barra de titânio (TI) pura e ligas desse material com 0,01% de diferentes metais nobres a soluções de ácido sulfúrico em ebulição para entender o efeito anticorrosivo desses metais no titânio. O resultado é mostrado na tabela a seguir:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

  • a

    O aumento na concentração de ácido sulfúrico nos experimentos fez com que o titânio puro fosse mais corroído e o titânio com Pd, Rh e Pt fosse menos corroído.

  • b

    Para Re, Cu e Au, espera-se que a reação com ácido sulfúrico mais concentrado demore muito para acontecer e, por isso, não foi possível medir.

  • c

    A escala de potencial anticorrosivo, segundo esse experimento, é dada por Au > Cu > Re > Os > Ir > Ru > Pt > Pd > Rh.

  • d

    Pd, Rh, Pt e Ru apresentaram os melhores resultados  como anticorrosivos, enquanto Cu e Au apresentaram os piores.

  • e

    titânio puro é muito resistente ao ácido, e a adição de outros metais não faz nenhuma diferença para a taxa de corrosão.

a) Incorreta – A solução ácida mais concentrada aumentou a taxa de corrosão do titânio com Pd, Rh e Pt.

b) Incorreta – Espera-se que a solução ácida mais concentrada aumente a taxa de corrosão (diminuindo o tempo de reação) para o titânio com Re, Cu e Au. Por isso não foi possível medir.

c) Incorreta – Quanto maior a taxa de corrosão, menor será o potencial anticorrosivo do metal. Sendo assim, a escala de potencial será Pd > Rh > Pt > Ru > Ir > Os > Re > Cu > Au.

d) Correta – Os metais Pd, Rh e Pt apresentaram melhores resultados com anticorrosivos, pois exibiram menores taxas de corrosão. Diferente do Cu e Au, que mostraram os piores resultados.

e) Incorreta – A adição de alguns metais melhorou a resistência do titânio puro.