Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:
A questão apresenta dados que mostram a realidade social e demográfica da cidade de São Paulo por volta de 1918, com destaque aos benefícios que existiam nos diferentes grupos distritais. Na sequência, são apresentados números referentes à mortalidade gripal em cada distrito no final do ano de 1918, fornecendo tanto dados absolutos quanto a relação entre eles (mortalidade por 1000 habitantes).
A cidade de São Paulo passava, no começo do século XX, por um processo de rápida urbanização e expansão, com a formação de bairros operários e uma classe média crescente. A sociedade paulistana era desigual, especificamente no que diz respeito aos serviços públicos oferecidos às diferentes regiões da cidade (como saneamento básico, transporte, luz elétrica) e às suas respectivas concentrações demográficas. A vinda da gripe espanhola ocorreu nesse contexto, refletindo a desigualdade característica da cidade na forma como afetou as diferentes classes sociais.
A leitura deve mostrar ao aluno uma relação entre topografia, condições de moradia e origem social para o impacto da gripe espanhola na população paulistana, evidenciado pelo caráter crescente do índice de mortos a cada 1000 habitantes entre os distritos analisados, que vão do centro à periferia. Sendo assim, a alternativa (A) acerta ao relacionar a realidade social e econômica dos bairros do Belenzinho e da Mooca aos altos índices de mortalidade.