A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque

  • a

    incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa. 

  • b

    contribuiu para o declínio do império asteca, além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades em áreas até então despovoadas.

  • c

    acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global, substituindo-o pelo capital industrial e financeiro.

  • d

    conectou o continente americano com partes do extremo oriente, onde a prata também era explorada, além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao Caribe.

  • e

    aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia, além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.

No contexto da exploração das colônias americanas pela coroa espanhola, destacou-se a atividade mineradora. A exploração sistemática da mão de obra indígena, para satisfazer os interesses metropolitanos, desestruturou boa parte da vida comunitária ameríndia e trouxe altos índices de mortandade. Além disso, o significativo incremento no volume de ouro e prata na Europa, oriundo da América, aumentou o volume de moedas e provocou uma revolução nos preços (inflação).