O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (l):

começar estilo tamanho matemático 14px parêntese esquerdo reto I parêntese direito espaço CO com 2 subscrito espaço mais espaço reto H com 2 subscrito 0 espaço arpão para a direita sobre arpão para a esquerda espaço reto H com 2 subscrito CO com 3 subscrito espaço arpão para a direita sobre arpão para a esquerda espaço HCO com 3 subscrito espaço à potência de menos mais espaço reto H à potência de mais fim do estilo

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:

começar estilo tamanho matemático 14px espaço parêntese esquerdo II parêntese direito espaço Ca à potência de 2 mais fim do exponencial espaço mais espaço CO com 3 subscrito à potência de 2 menos fim do exponencial arpão para a direita sobre arpão para a esquerda CaCO com 3 espaço subscrito fim do subscrito fim do estilo

Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:

  • a

    O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).

  • b

    O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (ll). 

  • c

    O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II) .

  • d

    O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.

  • e

    O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

No processo I, o gás carbônico reage com a água produzindo ácido carbônico (H2CO3), que ioniza em H+ e HCO3-, reduzindo a alcalinidade do mar. O íon H+ reage com o carbonato de cálcio (CaCO3), degradando-o em Ca2+ e HCO3-, impedindo a formação dos esqueletos calcários dos corais.