As doenças tropicais negligenciadas afetam principalmente as populações que vivem em condições de pobreza, sem acesso ao saneamento básico e em contato com diversos vetores. Nesse contexto, a esquistossomose é uma das mais emblemáticas doenças parasitárias causadas por platelmintos no Brasil.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve a fase adulta, com fecundação e produção de ovos principalmente nas veias do fígado e mesentéricas do intestino do ser humano, considerado o hospedeiro (i) __________. Os ovos são então excretados nas fezes e, em contato com a água, eclodem e liberam os (ii) __________, os quais penetram no corpo de um caramujo, considerado o hospedeiro (iii) __________. No caramujo, dão origem às (iv) __________, que se locomovem na água e penetram na pele humana, migrando para os vasos sanguíneos viscerais, onde se tornam um esquistossomo adulto.

  • a

    (i) definitivo; (ii) esporocistos; (iii) intermediário; (iv) planárias.

  • b

    (i) intermediário; (ii) esporocistos; (iii) definitivo (iv) cercárias. 

  • c

    (i) definitivo; (ii) miracídios; (iii) intermediário; (iv) cercárias. 

  • d

    (i) intermediário; (ii) miracídios; (iii) definitivo; (iv) planárias.

Os seres humanos são os hospedeiros definitivos do Schistosoma mansoni, pois, neles, o parasita se reproduz sexuadamente. O caramujo é o hospedeiro intermediário do verme, pois, nele, ocorre a reprodução assexuada. Quando os ovos de esquistossoma, provenientes das fezes humanas, chegam à água, liberam a larva miracídio, que penetra nos caramujos. O contágio dos seres humanos ocorre pela penetração da larva cercária, liberada na água pelos caramujos.