Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam a melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, que representam fenômenos de qualquer natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e à utilização de variáveis visuais adequadas à sua representação.
(Rosely Sampaio Archela e Hervé Théry, Orientação metodológica para
construção e leitura de mapas temáticos. Revista Confins. n.3. 2008, p. 1-36.)
Os mapas temáticos anteriores mostram o cenário brasileiro da pandemia em 7 de julho de 2020. O mapa 1 apresenta o número de casos confirmados de Covid19 por ente federativo e o mapa 2, a taxa de incidência da Covid19 por Estado brasileiro. No que se refere à análise dos dados representados nos mapas, é correto afirmar:
Os mapas temáticos podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, cada um mais apropriado às características e à forma de manifestações dos fenômenos considerados em cada tema, seja na abordagem qualitativa, seja na ordenada ou na quantitativa. Os dois mapas destacam aspectos quantitativos, caracterizando relações de proporcionalidade entre os lugares. O mapa 1 destaca dados absolutos dos casos confirmados de Covid19, enquanto o mapa 2, a proporção de casos dessa doença por milhão de habitantes.