A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.

Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:

  • a

    Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.

  • b

    No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.

  • c

    O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.

  • d

    A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.

A Chapada Diamantina, localizada na porção centro-sul da Bahia, influencia o clima local devido ao efeito orográfico. Na porção oriental da chapada, localizada a barlavento, observa-se um clima mais úmido, devido à formação de chuvas orográficas, com 4 a 5 meses secos em um ano. A porção ocidental, porém, localizada  a sotavento, apresenta menor precipitação e 6 a 8 meses secos durante o ano. Vale ressaltar que a formação do clima semiárido não se deve apenas ao relevo regional, mas também a fatores como a pressão atmosférica local, por exemplo.