A calagem é uma prática de manejo do solo que consiste na utilização de calcário para proporcionar às plantas um ambiente de crescimento radicular adequado. Isso diminui a atividade de elementos potencialmente tóxicos em elevadas concentrações (Al e Mn) e favorece a disponibilidade de elementos essenciais (N, P e K) no solo. O gráfico a seguir apresenta o grau de disponibilidade de diversos elementos de acordo com o pH do solo.

Considerando essas informações e os conhecimentos de química, é correto afirmar que a calagem atua em solos

  • a

    ácidos, aumentando o seu pH; a curva D corresponderia a um elemento essencial.

  • b

    básicos, diminuindo o seu pH; a curva A corresponderia a um elemento tóxico.

  • c

    básicos, diminuindo o seu pH; a curva C corresponderia a um elemento tóxico.

  • d

    ácidos, aumentando o seu pH; a curva B corresponderia a um elemento essencial.

A calagem do solo é uma prática que visa diminuir a acidez do solo, ou seja, aumentar seu pH por meio da reação entre os íons H+, presentes no solo, e o calcário, conforme a equação:

começar estilo tamanho matemático 14px 2 espaço reto H à potência de mais espaço mais espaço CaCO com 3 subscrito espaço seta para a direita espaço reto H com 2 subscrito reto O espaço mais espaço CO com 2 subscrito espaço mais espaço Ca à potência de 2 mais fim do exponencial fim do estilo

De acordo com o enunciado, esse processo deve aumentar a disponibilidade de elementos essenciais, ou seja, a curva do Grau de Disponibilidade do elemento em função do pH deve ser crescente na faixa de pH compreendida entre o solo ácido e o neutro. As curvas que apresentam esse comportamento são a A e a B.

A alternativa que combina todos esses fatores é a D.