Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s2.

Um microchip de massa m = 2,0 × 10–6 g é composto majoritariamente de silício. Durante um minuto de funcionamento, o circuito elétrico do dispositivo dissipa, na forma térmica, uma quantidade de energia Q = 0,96 mJ. Considere que o calor específico do silício é o cSi = 800 J/kg °C. Caso não houvesse nenhum mecanismo de escoamento de calor para fora do dispositivo, em quanto sua temperatura aumentaria após esse tempo de funcionamento?

  • a

    4,8 × 101 °C.

  • b

    1,6 × 102 °C.

  • c

    6,0 × 102 °C.

  • d

    1,2 × 103 °C.

Pode-se determinar a variação de temperatura do microchip por meio da expressão da quantidade de calor sensível, com o cuidado de se transformar a unidade de massa de gramas para quilogramas, como apresentado a seguir:

começar estilo tamanho matemático 14px reto Q espaço igual a espaço reto m espaço vezes espaço reto c espaço vezes espaço incremento reto teta espaço seta para a direita espaço 0 vírgula 96 espaço vezes espaço 10 à potência de menos 3 fim do exponencial espaço igual a espaço abre parênteses 2 espaço vezes espaço 10 à potência de menos 6 fim do exponencial espaço vezes espaço 10 à potência de menos 3 fim do exponencial fecha parênteses espaço vezes espaço 800 espaço vezes espaço incremento reto teta então espaço incremento reto teta espaço igual a espaço 6 vírgula 0 espaço vezes espaço 10 ao quadrado espaço sinal de grau reto C fim do estilo