Máscara senufo, Mali. Madeira e fibra vegetal. Acervo do MAE/USP
As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à
A imagem da máscara apresenta indubitavelmente uma “sintetização das formas”: não se vê um rosto em detalhe, mas apenas seu esboço. O enunciado, contudo, mostra-se impreciso ao afirmar que a máscara “remete” à sintetização, já que “remeter” assume o significado de “fazer menção a”, “aludir”. A máscara mais que remete à sintetização: ela manifesta, exemplifica, apresenta sintetização das formas.
Deve-se acrescentar ainda que, como o enunciado retoma a apropriação dessa estética pelas vanguardas europeias, é esperado que a alternativa correta contemple esse fenômeno – do contrário, a referência a ele perde o sentido na questão.
Desse modo, a alternativa E nos parece mais adequada: a presença da máscara nas correntes de vanguarda remete à “valorização estética” que artistas como Pablo Picasso lhe conferem.
Gabarito oficial: D
Gabarito Anglo: E