A percepção das cores pelo sistema visual humano deve-se à presença de três tipos de cones na retina, um mais sensível à luz de cor vermelha, outro à luz de cor verde e outro mais sensível à luz de cor azul. O gráfico mostra as sensibilidades relativas desses cones.

Sabendo que os valores de x no eixo das abscissas desse gráfico são crescentes, a grandeza nele representada corresponde

  • a

    à velocidade de propagação da luz. 

  • b

    à frequência da luz. 

  • c

    ao comprimento de onda da luz. 

  • d

    à amplitude da onda da luz. 

  • e

    à energia da onda de luz.

De acordo com o enunciado, é proposta a comparação de uma grandeza física relacionada a diferentes cores (azul, verde e amarelo).

Lembrando que a característica de cada cor está relacionada à frequência de cada onda, pode-se concluir que o azul possui frequência maior que a do vermelho, como apresentado no esquema representativo da experiência da dispersão da luz, a seguir:

Considerando que as cores apresentadas se propagam no vácuo (têm a mesma velocidade c de propagação) e, de acordo com a equação fundamental da ondulatória, pode-se concluir que, na comparação proposta, a frequência e o comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais:

começar estilo tamanho matemático 14px reto v espaço igual a espaço reto lambda vezes reto f seta para a direita reto c espaço igual a espaço reto lambda vezes reto f fim do estilo

De acordo com a expressão acima, é possível concluir que a onda de maior frequência (azul) possui o menor comprimento de onda. 

Sendo assim, considerando que os valores de x no eixo das abscissas são crescentes, a grandeza representada corresponde ao comprimento de onda.