Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.
Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado).
O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a
Esse item é bastante controverso. É possível encontrar diversas explicações do fenômeno da Fata Morgana associadas ao fenômeno da reflexão total, o que apontaria a alternativa D como correta.
Entretanto, se formos nos basear somente pelo texto oferecido, a luz proveniente da água fria é desviada pelas camadas de ar quente que se encontram em regiões acima da água.
A figura a seguir ilustra a situação descrita.
De acordo com o esquema, se repetirmos o raciocínio para diferentes pontos presentes na superfície da água, a imagem final formada dará a impressão da existência de uma falsa parede de águas calmas citada no enunciado.
Nota-se que o fenômeno predominante nesse tipo de miragem é a refração, apesar de parte dessa imagem certamente ser formada por reflexão total.
Gabarito Anglo: D
Gabarito oficial: B