O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até –198 °C. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica. 

MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).

No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela 

  • a

    expansão do nitrogênio durante a ebulição. 

  • b

    absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição. 

  • c

    realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação. 

  • d

    retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento. 

  • e

    liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação. 

A energia excedente do sistema será utilizada em um processo de compressão do N2(g). Nesse processo, o gás será liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor.

Parte dessa energia poderá ser recuperada quando o N2(ℓ) entrar em ebulição à temperatura ambiente; com isso ele se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.