Leia o trecho da crônica da psicanalista Maria Rita Kehl.
Gosto demais de andar a pé pela cidade. Mesmo que seja a cidade onde vivo desde que nasci. Passeio por São Paulo como uma turista: olhando tudo. Nas ruas de todos os dias dos bairros que frequento há anos, continuo observando as praças, os cantos secretos que conheço bem, as vilas escondidas, os prédios mais simpáticos. Espio a delicadeza que resiste, no traçado bruto das ruas de Sampa. E me deparo com muitas demolições. Desde o último Plano Diretor, quando pensei que a especulação imobiliária seria submetida a algum tipo de freio, nunca vi tantos quarteirões de casas indo abaixo e tantas torres subindo.
(18 crônicas e mais algumas, 2011.)
Há várias orações subordinadas na construção do parágrafo.
a) Transcreva duas orações subordinadas adverbiais: uma que expresse a ideia de tempo, e uma que expresse uma concessão.
b) Transcreva uma oração subordinada adjetiva e uma oração subordinada substantiva.
a) Em “Mesmo que seja a cidade onde vivo desde que nasci...”, temos, respectivamente, uma oração adverbial concessiva e uma adverbial temporal. No trecho, “... quando pensei que a especulação imobiliária seria submetida a algum tipo de freio...”, há uma segunda adverbial temporal que poderia ser citada.
b) Nas orações “...cidade onde vivo...” e “... (pensei) que a especulação imobiliária seria submetida a algum tipo de freio...”, há uma oração subordinada adjetiva e uma oração subordinada substantiva, respectivamente. Existem outros trechos com orações adjetivas que o candidato poderia citar: “os dias dos bairros que frequento há anos” ou “os cantos secretos que conheço bem”, além de “Espio a delicadeza que resiste...”.