Uma esfera metálica oca, cujo raio da superfície externa é R, está eletrizada com carga positiva e localizada no vácuo. Considere o ponto X, localizado no centro da esfera, e dois pontos, Y e Z, localizados fora da esfera e distando, respectivamente, R e 3R da superfície externa da esfera. Adotando-se o potencial elétrico como nulo a uma distância infinita da esfera e denominando-se VX, VY e VZ os potenciais elétricos dos pontos X, Y e Z, respectivamente, tem-se:

  • a

    VX = VY = 2VZ 

  • b

    VX = 2VY = 4VZ 

  • c

    2VX = 2VY = VZ 

  • d

    VX = 0 e VY = 4VZ 

  • e

    VX = 0 e VY = 2VZ

Para resolver a questão proposta no enunciado, devemos considerar que a esfera esteja em equilíbrio eletrostático. Assim:

  • Ponto X

      O potencial em qualquer ponto no interior de uma esfera metálica em equilíbrio eletrostático é igual ao potencial dessa mesma esfera em um ponto de sua superfície, ou seja, começar estilo tamanho matemático 14px reto V com reto x subscrito espaço igual a espaço numerador reto k vezes reto Q sobre denominador reto R fim da fração fim do estilo;

  • Ponto Y

      O potencial em um ponto que dista R da superfície de uma esfera de raio R e, portanto, 2R do seu centro, é começar estilo tamanho matemático 14px reto V com reto y subscrito espaço igual a espaço numerador reto k vezes reto Q sobre denominador 2 vezes reto R fim da fração fim do estilo. Logo, começar estilo tamanho matemático 14px reto V com reto y subscrito espaço igual a espaço reto V com reto x subscrito sobre 2 fim do estilo;

  • Ponto Z

      O potencial em um ponto que dista 3R da superfície de uma esfera de raio R e, portanto, 4R do seu centro, é começar estilo tamanho matemático 14px reto V com reto z subscrito espaço igual a espaço numerador reto k vezes reto Q sobre denominador 4 vezes reto R fim da fração fim do estilo. Logo, começar estilo tamanho matemático 14px reto V com reto z subscrito espaço igual a espaço reto V com reto x subscrito sobre 4 fim do estilo.