Na figura, os círculos representam medidas profiláticas contra doenças humanas parasitárias. As áreas numeradas correspondem a doenças que podem ser adquiridas.
As áreas da figura que correspondem a todas as medidas profiláticas contra os protozoários Entamoeba histolytica, Plasmodium falciparum e Trypanosoma cruzi, respectivamente, são
Entamoeba histolytica é um protozoário que pode ser transmitido através de água contaminada com cistos da ameba na produção de alimentos. Dessa forma, o saneamento básico garante que não haverá contaminação da água, e a pasteurização elimina esse protozoário nos alimentos (sobreposição indicada por 4).
Plasmodium falciparum, o causador de uma das formas de malária, é transmitido através da picada do mosquito Anopheles. O uso de telas protetoras em portas e janelas (medida profilática indicada por 1) ajuda a evitar a entrada dos mosquitos nas casas e, consequentemente, a diminuir o risco de picadas.
Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas, transmitido pelas fezes do inseto barbeiro, que também podem estar presentes nos alimentos in natura como, por exemplo, o açaí. Telas em portas e janelas dificultam a entrada do inseto nas casas, e a pasteurização destrói os protozoários presentes nos alimentos (medida profilática indicada por 2).